Salmos, 2

Bíblia Ave Maria

1 Por que tumultuam as nações? Por que tramam os povos vãs conspirações?*

2 Erguem-se, juntos, os reis da terra, e os príncipes se unem para conspirar contra o Senhor e contra seu Cristo.*

3 “Quebremos seu jugo – disseram eles – e sacudamos para longe de nós as suas cadeias!”

4 Aquele, porém, que mora nos céus, se ri, o Senhor os reduz ao ridículo.

5 Dirigindo-se a eles em cólera, ele os aterra com o seu furor:

6 “Sou eu – diz – quem me sagrei um rei em Sião, minha montanha santa”.

7 Vou publicar o decreto do Senhor. Disse-me o Senhor: “Tu és meu filho, eu hoje te gerei.*

8 Pede-me; te darei por herança todas as nações; tu possuirás os confins do mundo.

9 Tu as governarás com cetro de ferro, tu as pulverizarás como um vaso de argila”.

10 Agora, ó reis, compreendei isso; instruí-vos, ó juízes da terra.

11 Servi ao Senhor com respeito e exultai em sua presença; prestai-lhe homenagem com tremor, para que não se irrite e não pereçais quando, em breve, se acender sua cólera. Felizes, entretanto, todos os que nele confiam.




Versículos relacionados com Salmos, 2:

O Salmo 2 é um salmo messiânico que fala sobre o reinado do Messias sobre todas as nações e a rejeição dos governantes da terra a Ele. Os versículos selecionados abaixo destacam a autoridade e o poder do Messias, sua relação com Deus e a reação das nações à sua soberania.

Isaías 9:6-7: "Porque um menino nos nasceu, um filho se nos deu; e o governo está sobre os seus ombros; e o seu nome será Maravilhoso Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz. Do aumento deste principado e da paz não haverá fim, sobre o trono de Davi e no seu reino, para o firmar e o fortificar com juízo e com justiça, desde agora e para sempre; o zelo do Senhor dos Exércitos fará isto."

Salmos 110:1-2: "Disse o Senhor ao meu Senhor: Assenta-te à minha direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés. O Senhor enviará o cetro da tua fortaleza desde Sião, dizendo: Domina no meio dos teus inimigos."

Daniel 7:14: "E foi-lhe dado o domínio, e a honra, e o reino, para que todos os povos, nações e línguas o servissem; o seu domínio é um domínio eterno, que não passará, e o seu reino tal, que não será destruído."

Apocalipse 19:11-16: "E vi o céu aberto, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele chama-se Fiel e Verdadeiro; e julga e peleja com justiça. E os seus olhos eram como chama de fogo; e sobre a sua cabeça havia muitos diademas; e tinha um nome escrito, que ninguém sabia senão ele mesmo. E estava vestido de uma veste salpicada de sangue; e o nome pelo qual se chama é a Palavra de Deus. E seguiam-no os exércitos no céu em cavalos brancos, e vestidos de linho fino, branco e puro. E da sua boca saía uma aguda espada, para ferir com ela as nações; e ele as regerá com vara de ferro; e ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho do furor e da ira do Deus Todo-Poderoso. E no manto e na sua coxa tem escrito este nome: Rei dos reis, e Senhor dos senhores."

Atos 4:25-26 - "Pela boca de Davi, teu servo, disseste: Por que bramam os gentios, e os povos pensam coisas vãs? Levantaram-se os reis da terra, e os príncipes se ajuntaram à uma, contra o Senhor e contra o seu ungido." Este trecho de Atos cita o Salmo 2 e destaca a ideia de que os reis e governantes da terra se opõem a Deus e ao Seu ungido. Ele mostra que essa oposição é uma realidade presente tanto no Antigo quanto no Novo Testamento.


Capítulos: