I Tessalonicenses, 1

Bíblia Ave Maria

1 Paulo, Silvano e Timóteo à igreja dos tessalonicenses, reunida em Deus Pai e no Senhor Jesus Cristo. A vós, graça e paz!*

2 Não cessamos de dar graças a Deus por todos vós, e de lembrar-vos em nossas orações.

3 Com efeito, diante de Deus, nosso Pai, pensamos continuamente nas obras da vossa fé, nos sacrifícios da vossa caridade e na firmeza da vossa esperança em nosso Senhor Jesus Cristo, sob o olhar­ de Deus, nosso Pai.

4 Sabemos, irmãos amados de Deus, que sois eleitos.*

5 O nosso Evangelho vos foi pregado não somente por palavra, mas também com poder, com o Espírito Santo e com plena convicção. Sabeis o que temos sido entre vós para a vossa salvação.*

6 E vós vos fizestes imitadores nossos e do Senhor, ao receberdes a palavra, apesar das muitas tribulações, com a alegria do Espírito Santo,*

7 de sorte que vos tor­nastes modelo para todos os fiéis da Macedônia e da Acaia.

8 Em verdade, partindo de vós, não só ressoou a palavra do Senhor pela Macedônia e Acaia, mas também se propagou a fama de vossa fé em Deus por toda parte, de maneira que não temos necessidade de dizer coisa alguma.

9 De fato, a nosso respeito, conta-se por toda parte qual foi o acolhimento que da vossa parte tivemos, e como abandonastes os ídolos e vos convertestes a Deus, para servirdes ao Deus vivo e verdadeiro,

10 e aguardardes dos céus seu Filho que Deus ressuscitou dos mortos, Jesus, que nos livra da ira iminente.*




Versículos relacionados com I Tessalonicenses, 1:

1 Tessalonicenses 1 é o primeiro capítulo da primeira carta de Paulo aos Tessalonicenses. Nesse capítulo, Paulo expressa gratidão a Deus pela fé e pelo testemunho dos tessalonicenses e descreve como a Palavra de Deus foi pregada a eles com poder e com o Espírito Santo. Também é enfatizado como eles se tornaram exemplos para os crentes em outras regiões. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Tessalonicenses 1:

Romanos 1:8: "Em primeiro lugar, dou graças ao meu Deus por meio de Jesus Cristo por todos vocês, porque em todo o mundo está sendo anunciada a fé que vocês têm." Este versículo apresenta uma ideia semelhante à de 1 Tessalonicenses 1, na qual Paulo expressa gratidão a Deus pela fé dos tessalonicenses.

Colossenses 1:6: "que chegou até vocês, como de fato está chegando a todo o mundo. Ele está frutificando e crescendo entre vocês, como também ocorre em todo o mundo, desde o dia em que o ouviram e entenderam a graça de Deus em toda a sua verdade." Aqui, Paulo fala sobre como a Palavra de Deus está sendo pregada e frutificando entre os colossenses, assim como entre os tessalonicenses.

Atos 17:6: "Eles começaram a procurar por Paulo e Silas para levá-los ao meio da multidão. Mas, quando não os encontraram, arrastaram Jasom e alguns irmãos perante as autoridades da cidade, gritando: "Esses homens que têm causado problemas por todo o mundo chegaram também aqui!" Este versículo destaca como o testemunho dos crentes pode ser tão poderoso que é reconhecido em todo o mundo.

2 Timóteo 1:8: "Portanto, não se envergonhe do testemunho sobre nosso Senhor, nem de mim, que sou prisioneiro dele. Pelo contrário, participe comigo dos sofrimentos pelo evangelho, segundo o poder de Deus." Aqui, Paulo encoraja Timóteo a não ter vergonha do evangelho e do testemunho que ele carrega, enfatizando a importância de ser um exemplo para outros crentes.

Efésios 1:13-14: "E, quando vocês ouviram a palavra da verdade, o evangelho da salvação, e nele creram, foram selados com o Espírito Santo da promessa, que é a garantia da nossa herança até a redenção daqueles que pertencem a Deus, para o louvor da sua glória." Aqui, Paulo fala sobre como o Espírito Santo é um sinal de que alguém é um crente verdadeiro, e como essa fé é uma garantia de nossa herança eterna em Deus.


Capítulos: