Salmos, 10

Bíblia Ave Maria

1 Ao mestre de canto. De Davi. É junto do Senhor que procuro refúgio. Por que dizer-me: “Foge, velozmente, para a montanha, como um pássaro;*

2 eis que os maus entesam seu arco e ajustam a flecha na corda, para ferir, de noite, os que têm o coração reto.

3 Quando os próprios fundamentos se abalam, que pode fazer ainda o justo?”.

4 Entretanto, o Senhor habita em seu templo, o Senhor tem seu trono no céu. Sua vista está atenta, seus olhares observam os filhos dos homens.*

5 O Senhor sonda o justo como o ímpio, mas aquele que ama a injustiça, ele o aborrece.

6 Sobre os ímpios ele fará cair uma chuva de fogo e de enxofre; um vento abrasador de procela será o seu quinhão.

7 Porque o Senhor é justo, ele ama a justiça; e os homens retos contemplarão a sua face.




Versículos relacionados com Salmos, 10:

O Salmo 10 é um lamento que expressa a perplexidade do salmista diante da aparente injustiça de Deus permitir que os ímpios prosperem e oprimam os pobres e necessitados. O salmo começa com a pergunta: "Por que, SENHOR, te conservas longe? E por que te escondes nas horas de tribulação?" (v. 1). Os versículos seguintes descrevem a arrogância e maldade dos ímpios e sua falta de temor a Deus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados no Salmo 10:

Provérbios 21:13: "O que tapa o ouvido ao clamor do pobre, também clamará e não será ouvido." Este versículo faz alusão à questão levantada no Salmo 10 sobre a aparente inação de Deus diante da opressão dos necessitados pelos ímpios. O provérbio adverte que aqueles que ignoram o clamor dos pobres também serão ignorados quando clamarem por ajuda.

Salmos 73:2-3: "Quanto a mim, quase me resvalaram os pés; pouco faltou para que se desviassem os meus passos. Pois eu tinha inveja dos soberbos, ao ver a prosperidade dos ímpios." O salmista expressa uma experiência semelhante à do salmista de Salmo 10 ao observar a prosperidade dos ímpios e questionar a justiça de Deus.

Salmos 37:35-36: "Vi um ímpio prepotente, a expandir-se qual cedro do Líbano. Voltei a passar, e eis que já não era; procurei-o, mas não foi possível encontrá-lo." Esses versículos retratam a transitoriedade da prosperidade dos ímpios e a certeza de que, em última análise, a justiça prevalecerá.

Salmos 12:5: "Por causa da opressão do necessitado e do gemido do pobre, agora me levantarei, diz o SENHOR; porei a salvo aquele para quem eles assopram." Este verso oferece esperança ao salmista de Salmo 10, assegurando que Deus não permanecerá inativo diante da opressão dos ímpios e que os necessitados serão salvos.

Salmos 9:15-16: "Fizeram uma cova, aprofundaram-na, e caíram na própria cova que fizeram. O SENHOR deu a conhecer a sua justiça, executando juízo; enlaçado ficou o ímpio nas obras de suas mãos." Esses versículos afirmam a justiça de Deus e a inevitabilidade de que os ímpios colherão o que plantaram, oferecendo mais uma vez esperança e consolo ao salmista de Salmo 10.


Capítulos: