Tito, 1

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Paulo, servo de Deus e apóstolo de Jesus Cristo, segundo a fé dos escolhidos de Deus e o conhecimento da verdade, que é segundo a piedade,

2 na esperança da vida eterna, que Deus, que não mente, prometeu antes do começo dos séculos,

3 e manifestou a seu tempo a sua palavra por meio da pregação que me foi confiada, por ordem de Deus nosso Salvador,

4 a Tito, meu verdadeiro filho segundo a fé que nos é comum, graça e paz da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo, nosso Salvador.

5 Deixei-te em Creta para que regules o que falta e estabeleças presbíteros nas cidades, segundo as prescrições que te dei.

6 (É necessário que o presbítero) seja irrepreensível, casado uma só vez, que tenha filhos fiéis, que não possam ser acusados de dissolução e que não sejam desobedientes. (ver nota)

7 Porque é preciso que o bispo seja sem crime, como despenseiro de Deus; que não seja soberbo, nem iracundo, nem dado ao vinho, nem violento, nem ávido de sórdidos lucros, (ver nota)

8 mas hospitaleiro, amigo do bem, ponderado, justo, santo, continente,

9 que dê ensino seguro, conforme a doutrina, para que possa exortar segundo a sã doutrina e refutar os que a contradizem.

10 Porque há ainda muitos desobedientes, vãos faladores e sedutores, principalmente entre os da circuncisão, (ver nota)

11 aos quais é necessário fechar a boca, a eles que transtornam casas inteiras, ensinando o que não convém, por amor de um vil interesse.

12 Um deles, seu próprio profeta disse: Os Cretenses são sempre mentirosos, más bestas, ventres preguiçosos. (ver nota)

13 Este testemunho é verdadeiro. Portanto repreende-os asperamente, para que sejam sãos na fé,

14 não dêem ouvidos a fábulas judaicas nem a mandamentos de homens que se afastam da verdade.

15 Para os puros todas as coisas são puras; para os impuros e infiéis nada é puro, mas estão contaminados o seu espírito e sua consciência.

16 Confessam que conhecem a Deus, mas negam-no com as obras, sendo abomináveis, rebeldes e incapazes de toda a obra boa.




Versículos relacionados com Tito, 1:

Tito 1 aborda as qualidades necessárias para os líderes da igreja, incluindo bispos e presbíteros. Paulo enfatiza a importância de ter líderes que sejam irrepreensíveis em seu comportamento e ensino, e que sejam capazes de refutar aqueles que ensinam falsas doutrinas. Além disso, ele destaca a necessidade de líderes que sejam bons administradores e que saibam liderar suas famílias. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Tito 1:

1 Timóteo 3:2: "É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, honesto, hospitaleiro e apto para ensinar." Este versículo se concentra nas qualidades necessárias para ser um bispo, que incluem ser irrepreensível, ter um bom comportamento e ser capaz de ensinar.

1 Pedro 5:2: "Apascentai o rebanho de Deus que está entre vós, não por constrangimento, mas espontaneamente, como Deus quer; nem por sórdida ganância, mas de boa vontade." Este versículo destaca a importância de liderar o rebanho de Deus de forma voluntária e com boas intenções, em vez de ser motivado pela ganância.

1 Timóteo 3:4-5: "Ele deve governar bem a própria casa, tendo seus filhos em sujeição, com todo o respeito, pois, se alguém não sabe governar a própria casa, como cuidará da igreja de Deus?" Esse versículo enfatiza a importância de um líder ter habilidades de liderança em sua própria família antes de liderar a igreja.

Tito 2:7: "Em tudo te dá por exemplo de boas obras; na doutrina mostra integridade, sobriedade." Este versículo fala sobre a importância de ter integridade e sobriedade na doutrina, bem como dar um bom exemplo através de boas obras.

2 Timóteo 2:15: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." Este versículo destaca a importância de manejar bem a palavra da verdade e ser aprovado por Deus como um obreiro sem vergonha.


Luvut: