I Timóteo, 1

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Paulo, Apóstolo de Jesus Cristo, por mandado de Deus, nosso Salvador, e de Jesus Cristo, nossa esperança,

2 a Timóteo, amado filho na fé: graça, misericórdia e paz, da parte de Deus Pai e de Jesus Cristo Nosso Senhor,

3 Recomendei-te que ficasses em Éfeso, quando parti para a Macedónia, para que admoestasses alguns, que não ensinassem doutrina diversa (da que tem sido ensinada por nós),

4 nem se ocupassem em fábulas e genealogias intermináveis, as quais servem mais para questões do que para favorecer o plano de Deus, que se funda na fé.

5 O fim deste preceito é a caridade nascida de um coração puro, de uma boa consciência e de uma fé não fingida.

6 Apartando-se alguns destas coisas, entregaram-se a discursos vãos,

7 querendo ser doutores da lei, não sabendo nem o que dizem nem o que afirmam.

8 Nós sabemos (também como eles) que a lei é boa, contanto que se use dela legitimamente,

9 não ignorando que a lei não foi feita para o justo, mas para os injustos e desobedientes, para os ímpios e pecadores, para os sacrílegos e profanadores, para os parricidas e matricidas, para os homicidas,

10 para os fornicadores, sodomitas, traficantes de homens, para os mentirosos e perjuros, e para tudo o que vai contra a sã doutrina. (ver nota)

11 Assim ensina o Evangelho da glória de Deus bem-aventurado, o qual me foi confiado.

12 Dou graças aquele que me confortou, a Jesus Cristo Nosso Senhor, porque me julgou fiel, pondo-me no ministério,

13 a mim que fui antes blasfemo, perseguidor e injuriador; alcancei, porém, a misericórdia de Deus, porque o fiz por ignorância, sendo ainda incrédulo.

14 A graça de Nosso Senhor superabundou com a fé e com a caridade, que há em Jesus Cristo.

15 Palavra segura e digna de toda aceitação é esta: Jesus Cristo veio a este mundo salvar os pecadores, dos quais sou o primeiro.

16 Mas alcancei misericórdia, para que em mim, sendo o primeiro, mostrasse Jesus Cristo toda a sua longanimidade, para exemplo dos que hão-de crer nele para (alcançar) a vida eterna.

17 Ao rei dos séculos imortal, invisível, ao Deus único, honra e glória pelos séculos dos séculos. Amém.

18 Tal é a recomendação que te faço, meu filho Timóteo, segundo as profecias feitas precedentemente a teu respeito, a fim de que, segundo elas, combatas o bom combate,

19 conservando a fé e a boa consciência. Por se terem afastado dela, alguns naufragaram na fé;

20 desse número são Himeneu e Alexandre, os quais entreguei a Satanás, para que aprendam a não blasfemar. (ver nota)




Versículos relacionados com I Timóteo, 1:

1 Timóteo 1 é um capítulo que fala sobre a importância do ensino correto da doutrina e o perigo da especulação teológica vazia e sem fundamento. Também é enfatizado o papel da lei na condenação dos pecadores e como a graça de Deus através de Jesus Cristo é suficiente para salvá-los. A seguir estão cinco versículos relacionados com esses temas:

Romanos 6:14: "Porque o pecado não terá domínio sobre vós, pois não estais debaixo da lei, mas debaixo da graça." Esse versículo fala sobre como a lei não é o meio para a justificação, mas sim a graça de Deus através de Jesus Cristo, que nos liberta do poder do pecado.

2 Timóteo 2:15: "Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade." Esse versículo enfatiza a importância do estudo cuidadoso e preciso das Escrituras para o ensino correto da doutrina e a vida piedosa.

2 Pedro 1:20-21: "Sabendo primeiramente isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação. Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens santos da parte de Deus falaram movidos pelo Espírito Santo." Esse versículo reforça a importância da interpretação cuidadosa e responsável das Escrituras, lembrando-nos que a Palavra de Deus é inspirada pelo Espírito Santo e deve ser lida e interpretada em harmonia com o seu propósito geral.

1 Coríntios 2:2: "Porque nada me propus saber entre vós, senão a Jesus Cristo e este crucificado." Esse versículo destaca a centralidade de Cristo e sua obra redentora na mensagem cristã, e a importância de não se desviar para especulações teológicas sem sentido.

1 João 1:9: "Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda injustiça." Esse versículo destaca a importância da confissão de pecados e o perdão de Deus através de Jesus Cristo, lembrando-nos que nossa salvação é baseada em Sua graça e misericórdia, não em nossos próprios méritos.


Luvut: