São João, 15

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Eu sou a verdadeira vide, e meu Pai é o vinhateiro.

2 Toda a vara que não dá fruto em mim, ele a cortará; e toda a que der fruto, podá-la-á, para que dê mais abundante fruto.

3 Vós já estais puros em virtude da palavra que vos anunciei.

4 Permanecei em mim, e eu permanecerei em vós. Como a vara não pode de si mesma dar fruto, se não permanecer na videira, assim também vós, se não permanecerdes em mim.

5 Eu sou a videira, vós as varas. O que permanece em mim e eu nele, esse dá muito fruto, porque, sem mim, nada podeis fazer.

6 Se alguém não permanecer em mim, será lançado fora, como a vara, e secará; depois enfeixá-lo-ão, lançá-lo-ão no fogo, e arderá.

7 Se permanecerdes em mim, e as minhas palavras permanecerem em vós, pedireis tudo o que quiserdes, e ser-vos-á concedido.

8 Nisto é glorificado meu Pai, em que vós deis muito fruto e sejais meus discípulos.

9 Como o Pai me amou, assim eu vos amei. Permanecei no meu amor,

10 Se observardes os meus preceitos, permanecereis no meu amor, como eu observei os preceitos de meu Pai, e permaneço no seu amor.

11 Disse-vos estas coisas, para que a minha alegria esteja em vós, e para que a vossa alegria seja completa.

12 O meu preceito é este: Amai-vos uns aos outros, como eu vos amei.

13 Não há maior amor do que dar a própria vida pelos seus amigos.

14 Vós sois meus amigos, se fizerdes o que vos mando.

15 Não mais vos chamarei servos, porque o servo não sabe o que faz o seu senhor; mas chamo-vos amigos, porque vos dei a conhecer tudo o que ouvi de meu Pai.

16 Não fostes vós que me escolhestes, mas fui eu que vos escolhi a vós, e vos destinei para que vades e deis fruto, e para que o vosso fruto permaneça, a fim de que tudo o que pedirdes a meu Pai em meu nome, ele vo-lo conceda.

17 Isto vos mando: Amai-vos uns aos outros.

18 Se o mundo vos aborrece, sabei que, primeiro do que a vós, me aborreceu a mim.

19 Se fosseis do mundo, o mundo amaria o que era seu; mas, porque não sois do mundo, antes eu vos escolhi do meio do mundo, por isso o mundo vos aborrece.

20 Lembrai-vos da palavra que eu vos disse: Não é o servo maior do que o senhor. Se eles me perseguirem a mim, também vos hão-de perseguir a vós; se guardaram a minha palavra, também hão-de guardar a vossa.

21 Mas tudo isto vos farão por causa do meu nome, porque não conhecem aquele que me enviou.

22 Se eu não tivesse vindo e não lhes tivesse falado, não teriam culpa, mas agora não têm desculpa do seu pecado.

23 Aquele que me aborrece, aborrece também meu Pai.

24 Se eu não tivesse feito entre eles tais obras, quais nenhum outro fez, não teriam culpa, mas agora viram-nas, e, contudo, odeiam-nos, a mim e a meu Pai.

25 Mas isto aconteceu para se cumprir a palavra que está escrita na sua Lei: Odiaram-me sem motivo (Ps. 34, 19 ; Ps. 68, 6).

26 Quando, porém, vier o Paráclito, que eu vos enviarei do Pai, o Espirito da verdade, que procede do Pai, ele dará testemunho de mim.

27 E vós também dareis testemunho, porque estais comigo desde o princípio.




Versículos relacionados com São João, 15:

O capítulo 15 de João contém as palavras de Jesus sobre a videira verdadeira e seus ramos. Ele ensina a importância de permanecer nele e nos seus mandamentos para produzir frutos. Além disso, ele fala sobre o amor que deve existir entre seus discípulos e que o mundo os odiará por causa dele. Abaixo estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em João 15:

Filipenses 4:13: "Tudo posso naquele que me fortalece." Este versículo fala sobre a importância de confiar em Deus para nos dar força em todas as situações, assim como Jesus enfatiza a importância de permanecer nele para dar frutos.

Colossenses 1:10: "De modo que possais andar dignamente diante do Senhor, agradando-lhe em tudo, frutificando em toda boa obra, e crescendo no conhecimento de Deus." Assim como Jesus instrui seus discípulos a permanecerem nele para dar frutos, Paulo também enfatiza a importância de frutificar em boas obras e crescer no conhecimento de Deus.

1 João 2:6: "Aquele que diz que permanece nele, esse deve também andar assim como ele andou." Este versículo destaca a importância de seguir o exemplo de Jesus e andar em seus caminhos para permanecer nele.

João 17:14: "Eu lhes dei a tua palavra, e o mundo os odiou, porque não são do mundo, assim como eu não sou do mundo." Assim como Jesus ensina que o mundo odiará seus discípulos por causa do amor que têm uns pelos outros, este versículo destaca a separação entre os seguidores de Cristo e o mundo.

1 João 4:7: "Amados, amemo-nos uns aos outros, porque o amor é de Deus; e todo o que ama é nascido de Deus e conhece a Deus." Este versículo enfatiza a importância do amor entre os seguidores de Cristo, assim como Jesus ensina em João 15:12-13 que eles devem amar uns aos outros como ele os amou.


Capítulos: