Cântico dos Cânticos, 1

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Cântico dos cânticos de Salomão. Beija-me com ósculos da tua boca. Os teus amores (meu esposo) são melhores do que o vinho, (ver nota)

2 os teus perfumes são suaves, o teu nome é como um aroma que se difunde: por isso te amam as donzelas.

3 Leva-me atrás de ti: correremos ao odor dos teus perfumes. O rei introduziu-me nos seus aposentos; nós nos regozijaremos, nos alegraremos em ti, cantaremos os teus amores, melhores do que o vinho. Quanta razão há de te amar!

4 Eu sou trigueira, mas formosa, ó filhas de Jerusalém, sou (trigueira) como as tendas de Cedar, como os pavilhões de Salomão.

5 Não repareis em eu ser morena, pois foi o sol que me queimou; os filhos de minha mãe irritaram-se contra mim, puseram-me de guarda às vinhas, mas eu não guardei a minha (própria) vinha.

6 Dize-me, ó amado do meu coração, onde é que apascentas o teu gado, onde o fazes repousar ao meio-dia, para que eu não ande vagueando atrás dos rebanhos dos teus companheiros. (ver nota)

7 Se o não sabes, ó formosíssima entre as mulheres, sai e vai seguindo as pisadas dos rebanhos, e apascenta os teus cabritos junto das cabanas dos pastores.

8 Às éguas dos carros de Faraó eu te comprarei, amiga minha.

9 São belas as tuas faces entre as arrecadas, (belo é) o teu pescoço entre os colares. (ver nota)

10 Nós te faremos cordões de oiro, marchetados de prata.

11 Estando o rei no seu divã, o meu nardo exalou o seu perfume.

12 O meu amado é para mim como uma bolsa de mirra, colocada sobre o meu peito. (ver nota)

13 O meu amado é para mim como cacho de cipre, (colhido) nas vinhas de Engadi.

14 Como és formosa, amiga minha! Como és bela! Os teus olhos são (vivos como os) das pombas.

15 Como és formoso, amado meu! Como és encantador! O nosso leito é florido;

16 as traves da nossa casa são de cedro, os nossos artesonados de cipreste.




Versículos relacionados com Cântico dos Cânticos, 1:

O capítulo 1 do livro de Cânticos é uma introdução à história de amor entre o noivo e a noiva, expressada por meio de poesia e metáforas. A noiva anseia pela presença do noivo, descrevendo-o como um homem atraente e encantador. Os versículos abaixo abordam temas como amor, beleza, atração e desejo, que são centrais na história contada no livro de Cânticos.

Provérbios 5:18-19: "Seja bendito o teu manancial, e alegra-te com a mulher da tua mocidade. Como cerva amorosa, e gazela graciosa, os seus seios te saciem todo o tempo; e pelo seu amor sê atraído perpetuamente." Esses versículos falam sobre a importância de apreciar e se alegrar com a companhia da esposa, assim como o noivo e a noiva fazem em Cânticos.

1 João 4:18: "No amor não há medo antes o perfeito amor lança fora o medo; porque o medo envolve castigo; e quem tem medo não está aperfeiçoado no amor." O amor é um tema central em Cânticos, e esse versículo destaca a importância de um amor sem medo, baseado em confiança e segurança.

Provérbios 31:30: "Enganosa é a graça, e vã é a formosura, mas a mulher que teme ao Senhor, essa será louvada." A noiva em Cânticos é descrita como bela e atraente, mas esse versículo ressalta a importância de uma beleza interior baseada no temor e na adoração a Deus.

Salmos 42:1: "Assim como o cervo brama pelas correntes das águas, assim suspira a minha alma por ti, ó Deus!" O desejo e a saudade pela presença do amado(a) são temas recorrentes em Cânticos, e esse versículo mostra como essa sensação pode ser intensa e profunda.

Provérbios 27:19: "Assim como em águas o rosto corresponde ao rosto, assim o coração do homem ao homem." A conexão entre o noivo e a noiva em Cânticos é descrita como profunda e íntima, e esse versículo ressalta a importância da comunicação e da conexão emocional em qualquer relacionamento.


Capítulos: