São Mateus, 2

Bíblia Ave Maria

1 Tendo, pois, Jesus nascido em Belém de Judá, no tempo do rei Herodes, eis que magos vieram do Oriente a Jerusalém.*

2 Perguntaram eles: “Onde está o rei dos judeus que acaba de nascer? Vimos a sua estrela no Oriente e viemos adorá-lo”.*

3 A essa notícia, o rei Herodes ficou perturbado e toda Jerusalém com ele.

4 Convocou os príncipes dos sacerdotes e os escribas do povo e indagou deles onde havia de nascer o Cristo.*

5 Disseram-lhe: “Em Belém, na Judeia, porque assim foi escrito pelo profeta:

6 E tu, Belém, terra de Judá, não és de modo algum a menor entre as cidades de Judá, porque de ti sairá o chefe que governará Israel, meu povo” (Mq 5,1).

7 Herodes, então, chamou secretamente os magos e perguntou-lhes sobre a época exata em que o astro lhes tinha aparecido.

8 E, enviando-os a Belém, disse: “Ide e informai-vos bem a respeito do menino. Quando o tiverdes encontrado, comunicai-me, para que eu também vá adorá-lo”.

9 Tendo eles ouvido as palavras do rei, partiram. E eis que a estrela, que tinham visto no Oriente, os foi precedendo até chegar sobre o lugar onde estava o menino e ali parou.

10 A aparição daquela estrela os encheu de profunda alegria.

11 Entrando na casa, acharam o menino com Maria, sua mãe. Prostrando-se diante dele, o adoraram. Depois, abrindo seus tesouros, ofereceram-lhe como presentes: ouro, incenso e mirra.

12 Avisados em sonhos de não tornarem a Herodes, voltaram para sua terra por outro caminho.

13 Depois de sua partida, um anjo do Senhor apareceu em so­nhos a José e disse: “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e foge para o Egito; fica lá até que eu te avise, porque Herodes vai procurar o menino para o matar”.

14 José levantou-se durante a noite, tomou o menino e sua mãe e partiu para o Egito.

15 Ali permaneceu até a morte de Herodes para que se cumprisse o que o Senhor dissera pelo profeta: Do Egito chamei meu filho (Os 11,1).

16 Vendo, então, Herodes que tinha sido enganado pelos magos, ficou muito irritado e mandou massacrar em Belém e nos seus arredores todos os meninos de dois anos para baixo, conforme o tempo exato que havia indagado dos magos.

17 Cumpriu-se, então, o que foi dito pelo profeta Jeremias:

18 Em Ramá se ouviu uma voz, choro e grandes lamentos: é Raquel a chorar seus filhos; não quer consolação, porque já não existem (Jr 31,15)!

19 Com a morte de Herodes, o anjo do Senhor apareceu em sonhos a José, no Egito, e disse:

20 “Levanta-te, toma o menino e sua mãe e retorna à terra de Israel, porque morreram os que atentavam contra a vida do menino”.

21 José levantou-se, tomou o menino e sua mãe e foi para a terra de Israel.

22 Ao ouvir, porém, que Arquelau reinava na Judeia, em lugar de seu pai Herodes, não ousou ir para lá. Avisado divinamente em sonhos, retirou-se para a província da Galileia

23 e veio habitar na cidade de Nazaré, para que se cumprisse o que foi dito pelos profetas: Será chamado Nazareno.*




Versículos relacionados com São Mateus, 2:

São Mateus 2 narra a história dos magos do oriente que visitaram Jesus após seu nascimento, seguindo uma estrela que os guiou até Belém. Eles perguntam sobre o nascimento do "rei dos judeus", o que preocupa o rei Herodes, que tenta enganá-los para descobrir a localização de Jesus e matá-lo. Os magos, no entanto, são avisados em sonho para não voltar a Herodes e voltam para suas casas por outro caminho. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em São Mateus 2:

São João 1:9 - "A verdadeira luz, que ilumina todo homem, estava chegando ao mundo." Esta passagem fala da vinda de Jesus como a verdadeira luz que ilumina a todos, o que se relaciona com a estrela que guiou os magos até ele.

Isaías 60:3 - "As nações caminharão à tua luz, e os reis, ao fulgor do teu alvorecer." Este verso fala sobre a luz que brilhará sobre Jerusalém, atraindo as nações e os reis. Isso se relaciona com os magos, que vieram de outro país para encontrar Jesus, o rei dos judeus.

Jeremias 31:15 - "Assim diz o Senhor: Uma voz é ouvida em Ramá, lamentação e grande pranto: Raquel chora seus filhos; ela recusa ser consolada, porque já não existem." Este verso fala do lamento das mães por seus filhos, o que se relaciona com o massacre de Herodes das crianças de Belém, como descrito em São Mateus 2:16-18.

Oséias 11:1 - "Quando Israel era menino, eu o amei; e do Egito chamei o meu filho." Este verso fala da chamada de Deus para Israel, mas pode ser interpretado como uma prefiguração da chamada de Deus para Jesus, como seu filho amado. Isso se relaciona com a fuga da família de Jesus para o Egito para escapar da perseguição de Herodes.

Miquéias 5:2 - "E tu, Belém-Efrata, pequena demais para figurar como grupo de milhares de Judá, de ti me sairá aquele que há de reinar em Israel, e cujas origens são desde os tempos antigos, desde os dias da eternidade." Este verso profetiza que um rei surgiria de Belém, que se relaciona com o nascimento de Jesus em Belém, conforme descrito em São Mateus 2:1.


Capítulos: