Romanos, 14

Bíblia Ave Maria

1 Acolhei aquele que é fraco na fé, com bondade, sem discutir as suas opiniões.*

2 Um crê poder comer de tudo; outro, que é fraco, só come legumes.

3 Quem come de tudo não despreze aquele que não come. Quem não come não julgue aquele que come, porque Deus o acolhe do mesmo modo.

4 Quem és tu, para julgares o servo de outros? Que esteja firme, ou caia, isto é lá com o seu se­nhor. Mas ele estará firme, porque poderoso é Deus para o sustentar.

5 Um faz distinção entre dia e dia; outro, porém, considera iguais todos os dias. Cada um proceda segundo sua convicção.*

6 Quem distingue o dia, age assim pelo Senhor. Quem come de tudo o faz pelo Senhor, porque dá graças a Deus. E quem não come, abstém-se pelo Senhor, e igualmente dá graças a Deus.

7 Nenhum de nós vive para si, e ninguém morre para si.

8 Se vivemos, vivemos para o Senhor; se morremos, morremos para o Se­nhor. Quer vivamos, quer morramos, pertencemos ao Senhor.

9 Para isso é que morreu Cristo e retomou a vida, para ser o Senhor tanto dos mortos como dos vivos.

10 Por que julgas, então, o teu irmão? Ou por que des­prezas o teu irmão? Todos temos que comparecer perante o tribunal de Deus.

11 Porque está escrito: Por minha vida, diz o Senhor, diante de mim se dobrará todo joelho, e toda língua dará glória a Deus (Is 45,23).

12 Assim, pois, cada um de nós dará conta de si mesmo a Deus.

13 Deixemos, pois, de nos julgar uns aos outros; antes, cuidai em não pôr um tropeço dian­te do vosso irmão ou dar-lhe ocasião de queda.

14 Sei, estou convencido no Senhor Jesus de que nenhuma coisa é impura em si mesma; somente o é para quem a considera impura.

15 Ora, se por uma questão de comida entristeces o teu irmão, já não vives segundo a caridade. Pela comida não causes a perdição daquele por quem Cristo morreu!*

16 Não venha a tornar-se objeto de calúnia a tua vantagem.

17 O Reino de Deus não é comida nem bebida, mas justiça, paz e gozo no Espírito Santo.

18 Quem deste modo serve a Cristo, agrada a Deus e goza de estima dos homens.

19 Portanto, apliquemo-nos ao que contribui para a paz e para a mútua edificação.

20 Não destruas a obra de Deus por questão de comida. Todas as coisas, em verdade, são puras, mas o que é mau para um homem é o fato de comer provocando um escândalo.

21 Bom é não comer carne, nem beber vinho, nem outra coisa que para teu irmão possa ser uma ocasião de queda.

22 Tens uma convicção; guarda-a para ti mesmo, diante de Deus. Feliz é aquele que não se condena a si mesmo no ato a que se decide.

23 Mas, aquele que come apesar de suas dúvidas, condena-se, por não se guiar pela convicção. Tudo o que não procede da convicção é pecado.




Versículos relacionados com Romanos, 14:

Romanos 14 trata da liberdade cristã e da maneira como os cristãos devem lidar com questões de consciência e divergências de opinião. Paulo destaca que, embora haja liberdade em Cristo, devemos ter cuidado para não ferir a consciência do nosso irmão mais fraco. Ele enfatiza que devemos nos esforçar para viver em paz e em harmonia uns com os outros, evitando julgamentos precipitados e respeitando as diferenças de opinião. Com base nisso, aqui estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Romanos 14, em ordem de proximidade com o capítulo:

1 Coríntios 8:9: "Mas vede que esta liberdade não seja de alguma maneira escândalo para os fracos." Esse versículo destaca a importância de considerar o impacto de nossas ações em nossos irmãos mais fracos na fé. Ele enfatiza que nossa liberdade em Cristo deve ser exercida com responsabilidade e amor pelos outros.

Colossenses 2:16: "Portanto, ninguém vos julgue pelo comer, ou pelo beber, ou por causa de dias de festa, ou de lua nova, ou de sábados." Esse versículo destaca a ideia de que a observância ou não de certos costumes não deve ser motivo de julgamento entre os cristãos. Ele enfatiza que nossa unidade em Cristo deve ser mais importante do que as diferenças de opinião em questões secundárias.

1 Tessalonicenses 5:13: "E estimai-os muito em amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós." Esse versículo destaca a importância de valorizar e respeitar nossos líderes espirituais e de buscar a paz e a harmonia entre os irmãos. Ele enfatiza que devemos nos esforçar para viver em paz uns com os outros e para honrar aqueles que trabalham para o nosso bem espiritual.

Gálatas 5:13: "Porque vós, irmãos, fostes chamados à liberdade. Não useis então da liberdade para dar ocasião à carne, mas servi-vos uns aos outros pelo amor." Esse versículo destaca novamente a ideia de que nossa liberdade em Cristo deve ser exercida com responsabilidade e amor pelos outros. Ele enfatiza que devemos usar nossa liberdade para servir uns aos outros, e não para satisfazer nossos próprios desejos egoístas.

Filipenses 2:3-4: "Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo. Não atente cada um para o que é propriamente seu, mas cada qual também para o que é dos outros." Esse versículo destaca a importância da humildade e do serviço entre os cristãos. Ele enfatiza que devemos colocar os outros acima de nós mesmos e servir uns aos outros com amor, mesmo quando isso envolve abdicar de nossas próprias preferências.


Capítulos: