Êxodo, 24

Bíblia Ave Maria

1 Deus disse a Moisés: “Sobe para o Senhor, com Aarão, Nadab e Abiú e setenta anciãos de Israel, e prostrai-vos à distância.

2 Só Moisés se aproximará do Senhor, e não os outros, e o povo não subirá com ele”.

3 Moisés veio referir ao povo todas as palavras do Senhor, e todas as suas leis; e o povo inteiro respondeu a uma voz: “Faremos tudo o que o Se­nhor disse”.

4 E Moisés escreveu todas as palavras do Senhor. No dia seguinte, de manhã, edificou um altar ao pé da montanha e levantou estelas para as doze tribos de Israel.

5 Enviou jovens dentre os israe­litas, os quais ofereceram holocaustos e sacrifícios ao Senhor e imolaram touros em sacrifícios pacíficos.

6 Moisés tomou a metade do sangue para colocá-lo em bacias, e derramou a outra metade sobre o altar.

7 Tomou o livro da aliança e o leu ao povo, que respondeu: “Faremos tudo o que o Se­nhor disse e seremos obedientes”.

8 Moisés tomou o sangue para aspergir com ele o povo: “Eis – disse ele – o sangue da aliança que o Senhor fez convosco, conforme tudo o que foi dito”.*

9 Moisés subiu, com Aarão, Nadab e Abiú, e setenta anciãos de Israel.

10 Eles viram o Deus de Israel. Sob os seus pés havia como um lajeado de safiras transpa­rentes, tão límpido como o próprio céu.

11 Sobre os eleitos dos israe­litas, Deus não estendeu a mão. Viram Deus, e depois comeram e beberam.*

12 O Senhor disse a Moisés: “Sobe para mim ao monte. Ficarás ali para que eu te dê as tábuas de pedra, a lei e as ordenações que escrevi para sua instrução”.

13 Moisés levantou-se com Josué, seu auxiliar, e subiu ao monte de Deus.

14 E disse aos anciãos: “Esperai-nos aqui até que voltemos. Tendes convosco Aarão e Hur. Se alguém tiver um litígio, se dirigirá a eles”.

15 Moisés subiu ao monte. A nuvem cobriu o monte

16 e a glória do Senhor repousou sobre o monte Sinai, que ficou envolvido na nuvem durante seis dias. No sétimo dia, o Senhor chamou Moisés do seio da nuvem.

17 Aos olhos dos israelitas a glória do Senhor tinha o aspecto de um fogo consumidor sobre o cume do monte.

18 Moisés penetrou na nuvem e subiu a montanha. Ficou ali quarenta dias e quarenta noites.




Versículos relacionados com Êxodo, 24:

Êxodo 24 descreve o estabelecimento da aliança entre Deus e Israel no monte Sinai. Moisés, Arão e os anciãos de Israel sobem ao monte e vêem a presença de Deus. O capítulo termina com Moisés entrando na nuvem para receber as tábuas de pedra com os mandamentos.

Levítico 17:11: "Pois a vida da carne está no sangue. Eu vos tenho dado o sangue sobre o altar, para fazer expiação pela vossa alma; porquanto é o sangue que fará expiação em virtude da vida." Este versículo destaca a importância do sacrifício de sangue, que é mencionado em Êxodo 24 como parte da cerimônia de ratificação da aliança.

Hebreus 9:18-22: "Por isso, nem mesmo a primeira [aliança] foi inaugurada sem sangue. Pois, tendo Moisés anunciado a todo o povo todos os mandamentos segundo a lei, tomou o sangue dos bezerros e dos bodes, com água, lã purpúrea e hissopo, e aspergiu tanto o próprio livro como todo o povo, dizendo: Este é o sangue da aliança que Deus ordenou para convosco. E ainda, aspergiu com o sangue o tabernáculo e todos os utensílios do serviço sagrado. E, segundo a lei, quase tudo é purificado com sangue, e sem derramamento de sangue não há remissão." Este trecho do Novo Testamento faz referência ao evento descrito em Êxodo 24 e destaca a importância do sangue na purificação e na ratificação da aliança.

Mateus 26:28: "porque isto é o meu sangue, o sangue da nova aliança, que é derramado por muitos, para remissão dos pecados." Este versículo também faz referência à nova aliança estabelecida por Jesus através de seu sangue, e que é uma continuidade da aliança estabelecida em Êxodo 24.

Êxodo 33:11: "Assim falava o SENHOR a Moisés face a face, como qualquer fala com o seu amigo; depois, voltava Moisés para o arraial; mas o seu servidor, o moço Josué, filho de Num, nunca se apartava do interior da tenda." Este versículo destaca a relação especial entre Deus e Moisés, que é um tema recorrente em Êxodo e que culmina na aliança estabelecida em Êxodo 24.

2 Coríntios 3:6: "O qual nos habilitou para sermos ministros de uma nova aliança, não da letra, mas do Espírito; porque a letra mata e o Espírito vivifica." Este versículo faz referência à nova aliança estabelecida por Cristo e destaca a importância do Espírito Santo na compreensão e vivência dos mandamentos de Deus, que foram dados a Moisés no monte Sinai em Êxodo 24.


Capítulos: