Amós, 6

Bíblia Ave Maria

1 Ai daqueles que vivem comodamente em Sião, e daqueles que vivem tranquilos no monte da Samaria; ai dos nobres do primeiro dos povos, aos quais acorre a casa de Israel.

2 Passai a Calane e contemplai, e ide dali a Emat, a Grande, descei a Gat dos filisteus; serão aquelas cidades mais prósperas que estes reinos? Seu território será mais vasto que o vosso?*

3 Pretendeis retardar o dia do infortúnio, e, no entanto, apressais a chegada do reino da violência.

4 Deitados em leitos de marfim, estendidos em sofás, comem os cordeiros do rebanho e os novilhos do estábulo.

5 Deliram ao som da harpa, e, como Davi, inventam para si instrumentos de música;

6 bebem o vinho em grandes copos, perfumam-se com óleos preciosos, sem se compadecerem da ruína de José.*

7 Por isso, serão deportados à frente dos cativos, e terão fim os banquetes dos voluptuosos.

8 O Senhor Javé jurou-o por si mesmo – oráculo do Senhor, Deus dos exércitos: Aborreço o orgulho de Jacó, odeio os seus palácios; entregarei a cidade com tudo o que nela se acha.

9 Se numa casa ficarem dez homens, eles morrerão.*

10 Virá um parente, aquele que queima o cadáver, para retirar de casa o corpo, e dirá ao que está dentro de casa: “Há ainda alguém contigo?”. Este responderá: “Não”. Então, o primeiro dirá: “Silêncio!”. Porque não é o momento de pronunciar o nome do Senhor.*

11 Eis, com efeito, o que o Senhor ordena: Fará cair em ruínas a casa grande, e a pequena, a reduzirá a destroços!

12 Porventura correm os cavalos por entre os rochedos, ou podem os bois lavrar uma rocha, para que vós troqueis o direito em veneno, e o fruto da justiça em absinto?*

13 Vós vos alegrais por causa de Lodebar, e dizeis: “Com nossa força conquistamos Carnaim”.

14 Mas, ó casa de Israel – oráculo do Senhor, Deus dos exércitos –, vou suscitar contra vós uma nação que vos oprimirá desde a entrada de Emat até o regato de Arabá.*




Versículos relacionados com Amós, 6:

O capítulo 6 de Amós aborda a complacência e a arrogância de Israel em sua prosperidade, ignorando a justiça social e a vontade de Deus. Em vez de confiar em Deus e seguir seus mandamentos, eles confiam em sua própria riqueza e poder. Aqui estão cinco versículos relacionados com os temas do capítulo:

Provérbios 1:32 - "Porque a apostasia dos simples os matará, e a prosperidade dos tolos os destruirá." Este versículo fala sobre como a prosperidade pode levar as pessoas a se desviar de Deus e de seus caminhos, o que é exatamente o que aconteceu com Israel em Amós 6.

Eclesiastes 5:10 - "Quem ama o dinheiro jamais terá o suficiente; quem ama as riquezas jamais ficará satisfeito com os seus rendimentos. Isso também é vaidade." Este versículo enfatiza como a busca incessante por riquezas e prosperidade pode ser vã e insatisfatória.

Isaías 5:8 - "Ai daqueles que acrescentam casa a casa e juntam campo a campo até que não haja mais lugar para ninguém e sejam os únicos habitantes da terra!" Este versículo condena a ganância e a concentração de riqueza nas mãos de poucos, algo que também é criticado em Amós 6.

Jeremias 22:17 - "Mas os teus olhos e o teu coração estão somente para a tua ganância, para a tua violência, para derramares sangue inocente e para praticares a opressão e a extorsão." Este versículo acusa aqueles que colocam sua própria riqueza e poder acima da justiça e da compaixão pelos outros, novamente relacionando-se com as críticas de Amós 6.

1 Timóteo 6:17 - "Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos, nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos." Este versículo incentiva os ricos a não se orgulharem de sua riqueza e a não confiar nela como sua segurança ou fonte de felicidade, algo que os israelitas em Amós 6 não entenderam.


Capítulos: