Gênesis, 34

Bíblia Matos Soares (1956)

1 Ora Dina, filha de Lia, saiu para ver as mulheres daquele país.

2 Tendo-a visto Siquem, filho de Hemor Heveu, príncipe daquela terra, enamorou-se dela, raptou-a e dormiu com ela, desflorando à força a virgem.

3 A sua alma se prendeu a ela, e, vendo-a triste, a acariciou com meiguices.

4 E, indo ter com seu pai Hemor, disse: Toma esta donzela para minha mulher.

5 Jacob, tendo ouvido isto enquanto os filhos estavam ausentes e ocupados em apascentar os gados, não disse nada enquanto não voltaram.

6 Mas, tendo Hemor, pai de Siquem, ido falar a Jacob.

7 os filhos deste vinham do campo, e, tendo sabido o que acontecera, iraram-se muito, porque (Siquem) tinha feito uma ação vergonhosa contra Israel, violando a filha de Jacob, coisa que se não devia fazer.

8 Hemor falou-lhes assim: A alma de meu filho Siquem afeiçoou-se fortemente à vossa filha: dai-lha por mulher,

9 e façamos matrimônios reciprocamente: dai-nos as vossas filhas, recebei as nossas,

10 e habitai connosco: a terra está ao vosso dispor, cultivai, negociai, e adquiri possessões.

11 Siquem também disse ao pai e aos irmãos dela: Ache eu graça diante de vós, e darei tudo o que determinardes.

12 Aumentai o dote, pedi dádivas, e eu, de boa vontade, darei o que pedirdes: sòmente me dai esta donzela por mulher.

13 Os filhos de Jacob, enfurecidos por causa do estupro da irmã, responderam dolosamente a Siquem e a seu pai:

14 Não podemos fazer o que pedis, nem dar nossa irmã a um homem incircuncidado, porque isto é ilícito e abominável entre nós.

15 Mas poderemos fazer aliança, se quiserdes ser semelhantes a nós, e se entre vós se circuncidar todo o individuo do sexo masculino.

16 Então daremos as nossas filhas e receberemos reciprocamente as vossas; habitaremos convosco e seremos um só povo.

17 Se, porém, não quiserdes circuncidar-vos, levaremos nossa filha e nos retiraremos.

18 O seu oferecimento agradou a Hemor e a Siquem, seu filho.

19 O jovem não demorou em executar logo o que lhe era exigido, porque amava extremamente a donzela, e ele mesmo era muito respeitado em toda a casa de seu pai.

20 Tendo Hemor e Siquem entrado a porta da cidade, disseram ao povo:

21 Estes homens são pacíficos e querem habitar connosco; negociem nesta terra e cultivem-na; sendo ela espaçosa e vasta, necessita de cultivadores: receberemos por mulheres as suas filhas, e dar-lhes-emos as nossas.

22 Uma só coisa faz dilatar tanto bem: é o circuncidarmos os nossos varões imitando o rito deles.

23 Com isto, a sua riqueza, gados e tudo o que possuem será nosso: sòmente acedamos (ao seu desejo) e, habitando juntamente, formaremos um só povo.

24 Assentiram todos, sendo circuncidados todos os vairões.

25 Ao terceiro dia, quando a dor das feridas é mais violenta, os dois filhos de Jacob, Simeão e Levi, irmãos de Dina, empunhadas as espadas, entraram resolutamente na cidade, e, mortos todos os varões, (ver nota)

26 trucidaram igualmente Hemor e Siquem, tirando sua irmã Dina da casa de Siquem.

27 Tendo estes saído, os outros filhos de Jacob caíram impetuosamente sobre os mortos, e saquearam a cidade, por haver sido desonrada a irmã.

28 Tomaram as ovelhas, os rebanhos, os jumentos, devastaram tudo o que havia nas casas e nos campos.

29 e levaram cativos os (seus) filhos e (as suas) mulheres.

30 Praticado isto com tanta audácia, disse Jacob a Simeão e Levi: Vós me afligistes e me tornastes odioso aos Cananeus e aos Fereseus, habitantes deste país. Somos poucos. Eles, congregados, me acometerão, e serei destruído eu e a minha casa.

31 Eles responderam: Porventura deviam eles abusar da nossa irmã, como uma prostituta?




Versículos relacionados com Gênesis, 34:

Gênesis 34 conta a história de Diná, filha de Jacó, que é estuprada por um príncipe de uma cidade vizinha chamado Siquém. Os irmãos de Diná, indignados com o ocorrido, planejam uma vingança contra a cidade de Siquém. Eles enganam os homens de Siquém e matam todos eles. Jacó fica chocado com a violência de seus filhos e teme a retaliação dos vizinhos. Aqui estão cinco versículos relacionados aos temas abordados em Gênesis 34:

Provérbios 31:8-9 - "Abre a tua boca a favor do mudo, pelo direito de todos os desamparados. Abre a tua boca, julga retamente, e faze justiça aos pobres e aos necessitados." Este versículo destaca a importância de defender os oprimidos e fazer justiça em situações de violência e abuso. Diná foi estuprada e seus irmãos buscaram vingança, mas o resultado foi uma situação ainda mais violenta.

Êxodo 20:13 - "Não matarás." Este versículo é um mandamento claro contra o assassinato. Os irmãos de Diná cometeram um ato de violência e assassinato ao matar todos os homens de Siquém em retaliação pelo estupro de Diná.

Provérbios 14:29 - "O longânimo é grande em entendimento, mas o de ânimo precipitado exalta a loucura." Este versículo destaca a importância da paciência e do entendimento em situações conflituosas. Os irmãos de Diná agiram precipitadamente e cometeram um ato violento que poderia ter consequências ainda piores.

Romanos 12:19 - "Amados, nunca procurem vingança, mas deixem com Deus a ira, pois está escrito: ‘Minha é a vingança; eu retribuirei’, diz o Senhor." Este versículo destaca a importância de confiar em Deus para fazer justiça e evitar a busca por vingança pessoal. Os irmãos de Diná buscaram vingança por conta própria e cometeram um ato violento.

Mateus 5:38-39 - "Ouvistes o que foi dito: ‘Olho por olho, e dente por dente’. Mas eu lhes digo: Não resistam ao perverso. Se alguém o ferir na face direita, ofereça-lhe também a outra." Este versículo destaca a importância de não responder à violência com mais violência, mas sim de buscar a paz e a reconciliação. Os irmãos de Diná responderam ao estupro de sua irmã com violência e assassinato, criando uma situação ainda mais problemática.


Rozdziały: