Joel, 1

Bíblia Ave Maria

1 Oráculo do Senhor dirigido a Joel, filho de Fatuel.

2 Ouvi isto, anciãos, estai atentos, vós todos habitantes da terra! Aconteceu uma coisa semelhante em vossos dias, ou nos dias de vossos pais?

3 Narrai-o a vossos filhos, vossos filhos a seus filhos, e estes à geração seguinte!

4 O que a lagarta deixou, o gafanhoto devorou; o que deixou o gafanhoto, o roedor devorou; e o que ficou do roedor, o devastador comeu.

5 Despertai, ó ébrios, e chorai; bebedores de vinho, lamentai-vos, porque o suco da vinha foi tirado da vossa boca!

6 Minha terra foi invadida por um povo forte e inumerável; seus dentes são dentes de leão, e tem mandíbulas de leoa.

7 Devastou o meu vinhedo, destruiu minha figueira, descascou-a completamente, lançou-a por terra e seus ramos tornaram-se brancos.

8 Clama como uma virgem cingida de saco para chorar o prometido de sua juventude.

9 Já não há oferta nem libação no Templo do Senhor. Os sacerdotes, servos do Senhor, estão de luto.*

10 Os campos estão devastados, o solo enlutado. O trigo foi destruído, o mosto perdido, o óleo estragado.

11 Os lavradores estão desamparados, os vinhateiros lamentam-se por causa do trigo e da cevada, porque a colheita foi destruída.

12 A vinha secou, a figueira murchou; a romãzeira, a palmeira, a macieira, todas as árvores definham; a alegria, envergonhada, foi para longe dos homens.

13 Revesti-vos de sacos, sacerdotes, e batei no peito! Lamentai-vos, ministros do altar! Vinde, passai a noite vestidos de saco, servos de meu Deus!

14 Publicai o jejum, convocai a assembleia, reuni os anciãos e toda a população no Templo do Senhor, vosso Deus,

15 e clamai ao Senhor: “Ai, que dia!”. O dia do Senhor, com efeito, está próximo, e vem como um furacão desencadeado pelo Todo-poderoso.*

16 Acaso não foi sob os nossos olhos que desapareceu todo o mantimento e se desvaneceram do templo de nosso Deus a alegria e o regozijo?

17 As sementes secaram sob os torrões, os celeiros estão vazios, os armazéns, arruinados, porque falta o trigo.

18 Como geme o rebanho, e como anda errante o gado por falta de pastagens! Até mesmo os rebanhos de ovelhas padecem.

19 Clamo a vós, Senhor, porque o fogo devorou a erva do deserto, a chama queimou todas as árvores do campo;

20 os próprios animais selvagens suspiram por vós, porque as correntes das águas secaram, e o fogo devorou a erva do deserto.




Versículos relacionados com Joel, 1:

O capítulo 1 do livro de Joel começa com uma descrição de uma praga de gafanhotos que devastou a terra de Judá, causando fome e miséria ao povo. O profeta convoca a população a lamentar e a se arrepender de seus pecados, pois o dia do Senhor está próximo. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em Joel 1:

Amós 4:9: "Feri-vos com queimaduras de vento leste e ferrugem; multiplicou-se o gafanhoto sobre as vossas hortas e vinhas, e sobre as vossas figueiras e oliveiras, a larva consumiu tudo; contudo não vos convertestes a mim, diz o Senhor." Este versículo fala sobre a praga de gafanhotos e outros desastres naturais que Deus enviou como juízo sobre o povo de Israel, mas que eles não se arrependeram de seus pecados.

Isaías 13:6: "Uivai, pois, porque o dia do Senhor está perto; vem do Todo-Poderoso como assolação." Assim como Joel convoca o povo a lamentar e se arrepender diante da praga de gafanhotos, Isaías também fala sobre o dia do Senhor, um dia de juízo e assolação que está próximo.

Amós 5:16: "Portanto, assim diz o Senhor, Deus dos exércitos, o Senhor: Em todas as ruas haverá pranto, e em todas as estradas dirão: Ai! ai! Chamarão o lavrador para o luto, e para pranto os que souberem prantear." Este versículo também fala sobre o lamento e o pranto diante do dia do Senhor e do juízo divino.

Jó 2:8: "Então Jó, tomando um caco para com ele se raspar, sentou-se no meio da cinza." Assim como o povo de Judá se rasgou as vestes e se lamentou diante da praga de gafanhotos, Jó, em sua dor e sofrimento, também se rasgou as vestes e se sentou na cinza.

Salmos 107:33-34: "Ele transforma rios em desertos, e fontes em terra seca; a terra frutífera em terra salgada, por causa da maldade dos seus moradores." Este salmo fala sobre como Deus pode transformar uma terra fértil em um deserto árido por causa da maldade do povo. Essa ideia é semelhante ao que Joel descreveu sobre a praga de gafanhotos que devastou a terra de Judá.


Rozdziały: