16. letra Q

QUERUBINS
Seres da mitologia babilônica que guardavam os portais dos templos e palácios (cf. Gn 3,24; 2Sm 22,11; Ez 10,2 e notas). Nos apocalipses judaicos e no cristianismo foram equiparados aos anjos. Ver "Anjo".

QUMRÂN
Localidade junto à costa noroeste do mar Morto, a 13 km ao sul de Jericó, em cujas proximidades se descobriram em 1947 preciosos manuscritos da Bíblia hebraica. Os manuscritos são datados entre o ano 150 aC e 68 dC, pois neste ano foi destruído pelos romanos o edifício (uma espécie de mosteiro) onde vivia em comunidade uma seita religiosa, provavelmente composta de essênios. Esta seita, parecida com a dos fariseus, mantinha-se separada do templo e do judaísmo oficial, aguardando a instauração dos tempos messiânicos. Os manuscritos bíblicos copiados pela seita atestam grande afinidade com o texto hebraico do AT que nos foi transmitido. Ver "Manuscrito".



“Pobres e desafortunadas as almas que se envolvem no turbilhão de preocupações deste mundo. Quanto mais amam o mundo, mais suas paixões crescem, mais queimam de desejos, mais se tornam incapazes de atingir seus objetivos. E vêm, então, as inquietações, as impaciências e terríveis sofrimentos profundos, pois seus corações não palpitam com a caridade e o amor. Rezemos por essas almas desafortunadas e miseráveis, para que Jesus, em Sua infinita misericórdia, possa perdoá-las e conduzi-las a Ele.” São Padre Pio de Pietrelcina