Jeremias, 1

Bíblia Ave Maria

1 Palavras de Jeremias, filho de Helcias, um dos sacerdotes que viviam em Anatot, na terra de Benjamim.

2 A palavra do Senhor foi-lhe dirigida no tempo de Josias, filho de Amon, rei de Judá, no décimo terceiro ano de seu reinado.

3 Foi-lhe ainda dirigida no tempo de Joaquin, filho de Josias, rei de Judá, até o fim do décimo primeiro ano do reinado de Sedecias, filho de Josias, rei de Judá, até a deportação dos habitantes de Jerusalém, no quinto mês.

4 Foi-me dirigida nestes termos a palavra do Senhor:

5 Antes que no seio fosses formado, eu já te conhecia; antes de teu nascimento, eu já te havia consagrado, e te havia designado profeta das nações.

6 E eu respondi: “Ah! Senhor JAVÉ, eu nem sei falar, pois que sou apenas uma criança”.

7 Replicou, porém, o Senhor: Não digas: “Sou apenas uma criança”: porquanto irás procurar todos aqueles aos quais te enviar, e a eles dirás o que eu te ordenar.

8 Não deverás temê-los porque estarei contigo para livrar-te – oráculo do Senhor.

9 E o Senhor, estendendo em seguida a sua mão, tocou-me na boca. E assim me falou: “Eis que coloco minhas palavras nos teus lábios.

10 Vê: dou-te hoje poder sobre as nações e sobre os reinos para arrancares e demolires, para arruinares e destruíres, para edificares e plantares”.*

11 Nestes termos foi-me dirigida a pa-la­vra do Senhor: “Que vês, Jeremias?” – E eu respondi –: “Vejo um ramo de amendoeira.”

12 “Viste bem” – disse-me o Senhor –, “porque velo sobre minha palavra para que se cumpra.”*

13 Pela segunda vez dirigiu-se a mim a palavra do Senhor, e assim falou: “Que estás vendo?”. “Vejo” – respondi – “uma caldeira fervente cujo vapor toma a direção norte-sul.”

14 Disse-me o Senhor: “É do norte que vai transbordar a desgraça sobre todos os habitantes da terra.

15 Pois vou convocar todos os povos dos reinos do norte – oráculo do Senhor. Eles virão, e cada um estabelecerá seu sólio diante das portas de Jerusalém, em torno de suas muralhas, e de todas as cidades de Judá.*

16 Eu os condenarei pelos males que cometeram, por me haverem abandonado, ofertando incenso a outros deuses e adorando a obra de suas mãos.

17 Tu, porém, cinge-te com o teu cinto e levanta-te para dizer-lhes tudo quanto te ordenar. Não temas a presença deles; senão, eu te aterrorizarei à vista deles;

18 quanto a mim, desde hoje, faço de ti uma fortaleza, coluna de ferro e muro de bronze, erguido) diante de toda nação, diante dos reis de Judá e seus chefes, diante de seus sacerdotes e de todo o povo da nação.

19 Eles te combaterão, mas não conseguirão vencer-te, porque estou contigo, para livrar-te” – oráculo do Senhor.




Versículos relacionados com Jeremias, 1:

Jeremias 1 apresenta a chamada de Jeremias para ser profeta do Senhor, assim como algumas visões e palavras de encorajamento que Deus lhe dá. Abaixo estão cinco versículos que se relacionam com os temas abordados neste capítulo:

Isaías 6:8: "Depois ouvi a voz do Senhor, conclamando: "Quem enviarei? Quem irá por nós?" E eu respondi: "Eis-me aqui. Envia-me!"" Este versículo mostra a disposição de um servo de Deus em seguir a sua vontade, mesmo sem saber exatamente o que o espera. Essa atitude é similar à de Jeremias quando ele responde ao chamado do Senhor.

Êxodo 4:10-12: "Respondeu Moisés ao Senhor: Ah, Senhor! Nunca fui eloquente, nem no passado nem agora que falaste a teu servo. Não tenho facilidade de palavra nem de dicção, pois sou pesado de boca e língua. Perguntou-lhe o Senhor: Quem deu boca ao homem? Quem o fez surdo ou mudo? Quem lhe concede vista ou o torna cego? Não sou eu, o Senhor? Agora, pois, vá; eu estarei com a tua boca e te ensinarei o que hás de falar." Moisés, assim como Jeremias, inicialmente relutou em aceitar o chamado de Deus devido a suas próprias inseguranças e limitações. Mas Deus promete estar com ele e capacitá-lo para realizar sua vontade.

Jeremias 29:11: "Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês", diz o Senhor, "planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro." Esse versículo mostra que Deus tem um plano para a vida de cada um, assim como ele tinha um plano específico para Jeremias. Essa promessa de Deus é uma fonte de encorajamento para todos que buscam cumprir o propósito divino em suas vidas.

Atos 26:16: "Levanta-te! Põe-te de pé! Eu apareci a você para te escolher como servo e como testemunha do que você viu de mim e do que eu lhe mostrarei." Nesse versículo, Paulo relata sua própria chamada para ser apóstolo e como Deus o escolheu e o capacitou para ser um testemunho de sua graça. Assim como Paulo e Jeremias, Deus chama seus servos para serem suas testemunhas diante do mundo.

2 Timóteo 1:7: "Porque Deus não nos deu espírito de covardia, mas de poder, de amor e de equilíbrio." Esse versículo enfatiza que, embora possamos nos sentir intimidados ou temerosos ao cumprir a vontade de Deus, ele nos deu o espírito de poder e amor para superar essas dificuldades. É um lembrete de que, assim como Jeremias, podemos confiar em Deus para nos capacitar e nos fortalecer em nossa missão.


Poglavlja: