Tobias, 12

Bíblia Ave Maria

1 Então, Tobit chamou seu filho e disse-lhe: “Que havemos nós de dar a esse santo homem que te acompanhou?”.

2 “Meu pai –, respondeu ele – que gratificação lhe havemos de dar? Que presente pode­rá igualar os seus benefícios?

3 Ele levou-me e trouxe-me em boa saúde; foi receber o dinheiro de Gabael; fez-me ter uma mulher e afugentou dela o demônio; encheu de alegria os seus pais; livrou-me de ser devorado pelo peixe e fez-te rever a luz do céu; enfim, ele cumulou-nos de toda a sorte de benefícios. Que presente poderia igualar a tudo isso?

4 Rogo-te, meu pai, que lhe peças se digne aceitar a metade de tudo o que trouxemos.”

5 Chamaram-no, pois, o pai e o filho e, tomando-o à parte, rogaram-lhe que aceitasse a metade de tudo o que tinham trazido.

6 Então, ele falou-lhes discretamente: “Bendizei o Deus do céu e dai-lhe glória diante de todo o ser vivente, porque ele usou de misericórdia para convosco.

7 Se é bom conservar escondido o segredo do rei, é coisa louvável revelar e publicar as obras de Deus.

8 Boa coisa é a oração acompanhada de jejum e a esmola é preferível aos tesouros de ouro escondidos,

9 porque a esmola livra da morte: ela apaga os pecados e faz encontrar a misericórdia e a vida eterna;

10 aqueles, porém, que praticam a injustiça e o pecado são os seus próprios inimigos.

11 Vou descobrir-vos a verdade, sem nada vos ocultar.

12 Quando tu oravas com lágrimas e enterravas os mortos, quando deixavas a tua refeição e ias ocultar os mortos em tua casa durante o dia, para sepultá-los quando viesse a noite, eu apresentava as tuas orações ao Senhor.

13 Mas porque eras agradável ao Senhor, foi preciso que a tentação te provasse.

14 Agora o Senhor enviou-me para curar-te e livrar do demônio Sara, mulher de teu filho.

15 Eu sou o anjo Rafael, um dos sete que assistimos na presença do Senhor”.

16 Ao ouvir essas palavras, eles ficaram fora de si e, tremendo, prostraram-se com o rosto por terra.

17 Mas o anjo dis­se-lhes: “A paz seja convosco: não temais.

18 Quando eu estava convosco, eu o estava por vontade de Deus: rendei-lhe graças, pois, com cânticos de louvor.

19 Parecia-vos que eu comia e bebia convosco, mas o meu alimento é um manjar invisível e minha bebida não pode ser vista pelos homens.

20 É chegado o tempo de voltar para aquele que me enviou: vós, porém, bendizei a Deus e publicai todas as suas maravilhas”.

21 Acabando de dizer essas palavras, desapareceu diante deles e eles não viram mais nada.

22 Durante três horas permaneceram prostrados por terra, bendizendo a Deus. Depois levantaram-se e publicaram todas essas maravilhas.




Versículos relacionados com Tobias, 12:

O capítulo 12 do livro de Tobias descreve a celebração do casamento de Tobias e Sara, com a participação de seus familiares e amigos. Além disso, o capítulo também apresenta o papel do anjo Rafael na cura de Tobit e na realização do casamento. Seguem abaixo cinco versículos relacionados com os temas abordados em Tobias 12:

Salmos 126:3 - "O Senhor fez grandes coisas por nós, e por isso estamos alegres." A celebração do casamento de Tobias e Sara é um momento de grande alegria para todos os envolvidos, e este versículo expressa a gratidão pelo que Deus fez por eles.

Provérbios 18:22 - "Quem encontra uma esposa encontra algo excelente; recebeu uma bênção do Senhor." Este versículo fala sobre a importância de encontrar uma esposa e como isso é uma bênção de Deus. Para Tobias, a sua união com Sara é um presente divino.

Eclesiastes 4:12 - "E se alguém quiser prevalecer contra um, os dois lhe resistirão; e o cordão de três dobras não se quebra tão depressa." Este versículo destaca a importância da união e da parceria em momentos difíceis, e isso é visto na relação entre Tobias e o anjo Rafael em sua jornada.

Marcos 10:9 - "Portanto, o que Deus uniu, ninguém o separe." Este versículo fala sobre a santidade do matrimônio e como ele é uma união divina. Tobias e Sara são unidos por Deus e ninguém pode separá-los.

Filipenses 4:4 - "Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se!" Este versículo expressa a importância da alegria em todas as circunstâncias e é aplicável à celebração do casamento de Tobias e Sara, que é um momento de grande felicidade.


Capítulos: