I Macabeus, 1

Bíblia Ave Maria

1 Ora, aconteceu que, já senhor da Grécia, Alexandre, filho de Filipe da Ma­cedônia, oriundo da terra de Cetim, derrotou Dario, rei dos persas e dos medos, e reinou em seu lugar.




Versículos relacionados com I Macabeus, 1:

O livro de 1 Macabeus narra a história dos judeus no período intertestamentário, entre o fim do Antigo Testamento e o início do Novo Testamento. O capítulo 1 descreve a profanação do Templo de Jerusalém pelo rei Antíoco Epifânio IV e sua tentativa de impor a cultura e religião grega aos judeus. Abaixo estão cinco versículos relacionados com os temas abordados em 1 Macabeus 1:

2 Macabeus 4:15: "Não mais se preocupando com os ritos sagrados dos pais, mas tendo em vista a glória dos gregos e o seu modo de vida" Esse versículo retrata a influência da cultura grega e a falta de respeito pelos ritos e tradições religiosas judaicas, que foi uma das principais causas da profanação do Templo.

Daniel 8:11-12: "Ele se engrandeceu até o próprio Príncipe do exército; de sua parte foi tirado o sacrifício contínuo, e foi deitado por terra o lugar do seu santuário. E um exército foi posto em pé contra o sacrifício contínuo, por causa da transgressão; e lançou a verdade por terra, e o que fez prosperou." Esses versículos profetizam a profanação do templo e a suspensão do sacrifício contínuo, que é um elemento central da adoração judaica.

2 Macabeus 5:11-12: "E, chegando a Jerusalém com grande exército, mandou Antíoco Epifânio seus amigos, os quais eram líderes da sua hoste, a Jerusalém, para falarem com os judeus com engano, dizendo: Vinde, façamos um acordo de paz convosco, e com o que concordarem todos nós, vos será lícito, no dia de sábado, fazer negócio, e compras, e vender no país dos judeus, sem que ninguém vos inquiete." Esses versículos descrevem a tentativa de Antíoco Epifânio de enganar os judeus e convencê-los a abandonar suas práticas religiosas em troca de liberdade para fazer negócios.

Ezequiel 7:22-23: "Farei vir sobre eles a maldade dos estranhos, e os entregarei à violência dos ímpios, e a terra será profanada pelo seu sangue. E farei cessar a arrogância dos fortes, e os seus lugares santos serão profanados." Esses versículos falam sobre a profanação dos lugares sagrados pelos estrangeiros e a violência contra os judeus, um tema semelhante ao que é retratado em 1 Macabeus 1.

Jeremias 25:9-11: "Eis que enviarei, e tomarei a todas as tribos do norte, diz o Senhor, e a Nabucodonosor, rei de babilônia, meu servo, e os trarei contra esta terra, e contra os seus moradores, e contra todas estas nações em redor, e os destruirei totalmente, e farei deles objeto de espanto, e de assobio, e de perpétuo deserto." Estes versículos profetizam a invasão da Babilônia e a destruição da terra e seus moradores, um tema que é retomado em 1 Macabeus 1.


Capítulos: