Baruc, 1

Bíblia Ave Maria

1 Eis o texto do livro escrito por Baruc, filho de Neerias, filho de Maasias, filho de Sedecias, filho de Asadias, filho de Helcias, na Babilônia,




Versículos relacionados com Baruc, 1:

Baruc 1 é um capítulo do Antigo Testamento que apresenta uma oração de confissão do povo judeu após a destruição de Jerusalém e do Templo pelo rei Nabucodonosor da Babilônia. Eles reconhecem que o desastre foi uma consequência da desobediência a Deus e pedem perdão pelos seus pecados. Abaixo estão cinco versículos de outros livros da Bíblia que se relacionam com os temas abordados em Baruc 1:

2 Crônicas 36:15-16: "E o Senhor Deus de seus pais enviou-lhes persistente advertência por intermédio dos seus mensageiros, porque ele tinha compaixão do seu povo e da sua habitação. Eles, porém, zombaram dos mensageiros de Deus, desprezaram as suas palavras e zombaram dos seus profetas, até que a ira do Senhor se acendeu contra o seu povo, e não houve mais remédio". Este versículo mostra como Deus advertiu o povo de Jerusalém por meio dos profetas, mas eles não ouviram e, por isso, sofreram as consequências.

Lamentações 1:8: "Jerusalém cometeu pecado grave; por isso, ela se tornou objeto de zombaria; todos os que a honravam, agora a desprezam, porque viram a sua nudez; ela, por sua vez, geme e vira-se de costas". Este versículo mostra como Jerusalém sofreu a humilhação devido à sua desobediência a Deus.

Salmos 106:6-7: "Nós pecamos, como nossos pais, cometemos iniquidades e maldades. Nossos pais, no Egito, não atentaram para as tuas maravilhas; não se lembraram da multidão das tuas misericórdias; pelo contrário, rebelaram-se junto ao mar, o mar Vermelho". Este versículo reconhece que o povo de Deus repetiu os pecados de seus antepassados e não valorizou as misericórdias de Deus.

Ezequiel 20:13: "Mas a casa de Israel se rebelou contra mim no deserto, não me seguiram e rejeitaram as minhas leis. Os que as observam viverão por elas; mas os que as desprezam morrerão por causa delas". Este versículo mostra como a desobediência às leis de Deus resultou em morte e destruição para o povo.

Isaías 64:10-11: "As tuas santas cidades se tornaram um deserto; Sião se tornou um deserto, Jerusalém está desolada. A nossa casa santa e gloriosa, onde os nossos pais te louvaram, foi consumida pelo fogo; tudo o que era precioso para nós virou ruínas". Este versículo destaca a tristeza e desolação que o povo sentiu quando Jerusalém e o Templo foram destruídos.


Capítulos: