1. Enquanto Esdras, chorando, fazia esta oração e esta confissão, prostrado diante do templo de Deus, uma grande multidão de Israel, de homens, mulheres e meninos, juntou-se ao pé dele, e o povo irrompeu num pranto desfeito.

2. Então Sequenias, filho de Jeiel, dos filhos de Elão, respondeu a Esdras: Nós prevaricámos contra o nosso Deus, tomámos mulheres estrangeiras dos povos desta terra. Contudo, agora, se Israel se arrepende disto,

3. façamos um pacto com o Senhor nosso Deus, de que lançaremos fora todas as mulheres e os filhos nascidos delas, conformando-nos com a vontade do Senhor e com a dos que respeitam os preceitos do Senhor nosso Deus. Faça-se segundo a Lei.

4. Levanta-te, a ti pertence resolver. Nós seremos contigo. Cobra alento, e põe mãos à obra.

5. Levantou-se Esdras e obrigou a jurar aos chefes dos sacerdotes, dos Levitas e de todo o Israel, que fariam como se acabava de dizer, e eles o juraram .

6. Esdras partiu de diante da casa de Deus, e foi a casa de Joanan, filho de Elisib; entrando ali, não comeu pão nem bebeu água, porque chorava o pecado daqueles que tinham voltado do cativeiro.

7. Deitou-se um pregão, em Judá e em Jerusalém, a todos os filhos que tinham vindo do cativeiro, para que se juntassem em Jerusalém.

8. A todo o que não comparecesse dentro de três dias, conforme a ordem dos chefes e dos anciãos, lhe seriam confiscados todos os seus bens; (além disso) esse tal seria lançado fora do ajuntamento dos que tinham vindo do cativeiro.

9. Concorreram, portanto, todos os homens de Judá e de Benjamim, dentro de três dias, a Jerusalém, no dia vinte do nono mês. Todo o povo compareceu na praça do templo de Deus, tremendo por causa dos seus pecados e por causa das chuvas. (ver nota)

10. O sacerdote Esdras levantou-se e diese-lhes: Vós prevaricastes, casando com mulheres estrangeiras, acrescentando este aos outros delitos de Israel.

11. Agora, confessai o vosso pecado ao Senhor Deus de vossos pais e fazei o que é do seu agrado ; separai-vos dos povos desta terra e das mulheres estrangeiras.

12. Toda a multidão respondeu em alta voz: Faça-se como nos disseste.

13. Todavia, como o povo é numeroso e é tempo de chuva, não podemos estar de fora; demais, isto não é obra de um dia nem de dois, porque gravissimamente pecámos.

14. Estabeleçam-se alguns chefes para representar toda a multidão; todos os que em nossas cidades casaram com mulheres estrangeiras venham em tempos determinados, juntamente com os anciãos e os magistrados de cada cidade, até que se aparte de nós a ira do nosso Deus, por causa deste pecado.

15. Opuseram-se a isto Jonatan, filho de Azael, e Jaasia, filho de Tecué, apoiados pelos Levitas Mosolão e Sebetai.

16. Todavia os filhos (que tinham vindo) do cativeiro fizeram conforme havia sido proposto. Esdras, sacerdote, e os chefes das familias segundo as casas dos seus pais designados todos pelos seus nomes, sentaram-se (no seu tribunal) no primeiro dia do décimo mês para examinar o assunto.

17. Acabaram de fazer a conta de todos os homens que tinham tomado mulheres estrangeiras, no primeiro dia do primeiro mês,

18. Dos filhos dos sacerdotes, achou-se que tinham casado com mulheres estrangeiras os seguintes: Dos filhos de Josué, filho de Josedec, e seus irmãos, acharam -se : Maasia, Eliezer, Jarib e Godolia.

19. Estes prometeram, estendendo a sua mão, despedir suas mulheres e oferecer um carneiro do rebanho pelo seu delito.

20. Dos filhos de Emer: Hanani e Zebedia.

21. Dos filhos de Harim : Maasia, Elia, Semeia, Jeiel e Ozias.

22. Dos filhos de Fasur: Elioenai, Maasia, Ismael, Nalauael, Jozabed e Blasa.

23. Dos filhos dos Levitas: Jozabed, Semei e Celaia, chamado também Calila, Falaia, Judà e Eliezer.

24. Dos cantores: Eliasib. Dos porteiros: Seium, Telem e Uri.

25. (Do povo) de Israel : Dos filhos de Faros: Remeia, Jezia, Melquia, Miamin, Eliezer, Melquia e Banaias;

26. dos filhos de Elão: Matania, Zacarias, Jeiel, Abdi, Jerimot e Elia;

27. dos filhos de Zetua : Elioenai, Eliasib. Matania, Jerimot, Zabad e Aziza;

28. dos filhos de Bebai: Joanan, Hanauia, Zabai e Alalai;

29. dos filhos de Bani: Mosolão, Meiuc, Adaia, Jasub, Saal e Ramot;

30. dos filhos de Faat-Moab: Edna, Calai, Banaias. Maasias, Màtanias, Beseleel, Benui e Manassés;

31. dos filhos de Harim: Eliezer, Jesias, Melquias. Semeias, Simeão,

32. Benjamim, Maloc, Samarias;

33. dos filhos de Hasom : Matanai, Malata, Zabad, Elifelet, Jermai, Manassés e Semei;

34. dos filhos de Bani: Maadí, Amrão, Vel,

35. Banaias, Badaias, Queliau,

36. Vania, Merimul, Eliasib,

37. Malanías, Malanai, Jasi,

38. Bani, Benui, Semei,

39. Salmias, Natan, Adaías,

40. Mecnedebai, Sisai, Sarai,

41. Ezrel, Selemiau, Semeria,

42. Seium, Amaria, José;

43. dos filhos de Nebo; Jeiel, Matalias, Zabad, Zabina, Jedu, Joel, Banaias.

44. Todos estes tinham tomado mulheres estrangeiras, e destas havia algumas que tinham tido filhos.





“Quanto maiores forem os dons, maior deve ser sua humildade, lembrando de que tudo lhe foi dado como empréstimo.”(Pe Pio) São Padre Pio de Pietrelcina